Escolher quem vai representar você na Câmara Municipal é um dos poucos direitos que o cidadão tem de participar dos destinos de sua cidade. Quem vai fiscalizar os atos do prefeito e de sua administração, propor  e votar  leis que afetarão você e sua família,  acompanhar a aplicação dos 10 milhões de reais mensais dos impostos que pagamos. Por isso, não vote por parentesco, amizade ou qualquer outro compromisso que não seja o de honrar o seu voto. Exerça seu direito de cidadania, vote com liberdade e consciência. Conheça antes o que o seu futuro representante pretende fazer nestes 4 anos de mandato, recebendo R$ 5.800,00 mensais. Não deve ser um “bico” mas dedicação integral. O que ele pensa, seus projetos, compromissos e suas  propostas! Não engula propostas vagas, tipo: defendo saúde, educação, emprego, moradia,  segurança;  promessas e favores.

                                       Por isso me proponho  representá-lo,  mas não chego de mãos abanando. Tenho propostas concretas e exeqüíveis, um ideal de trabalhar com a comunidade para juntos construirmos  as condições de progresso, de justiça e de oportunidades. Precisamos participar, a cidade é nossa.

                          Meu nome é  Wanderval Rodrigues de Araújo, 56 anos, casado, 3 filhos, nascido em Araguari-MG, formado em ciências imobiliárias pela UEG, corretor de imóveis, pequeno empresário e há 29 anos morando em Anápolis.

Ideal: Contribuir para uma sociedade mais justa e produtiva, participando com a comunidade através da iniciativa, da política, do conhecimento e da criatividade. Acredito num mundo melhor. Quero ajudá-lo a construir.

MEUS  COMPROMISSOS:

  Se eleito, Não Trocar o Mandato de Vereador por nenhum outro cargo e exercê-lo até o fim.

Não Empregar Parente, combater essa prática e o empreguismo.

Não Trocar de Partido – PT do B (Partido Trabalhista do Brasil).

4º Se eleito, Usar um Jaleco que me identifique como Vereador  durante os 4 anos, me fazendo sempre presente na comunidade.  Trabalhar no mínimo 8 horas por dia para fazer jus ao salário e honrar o mandato. (O povo reclama que só vê os políticos em época de eleição).

5º Combater as Mudanças de  Nomes de RUAS sem o consentimento dos moradores. Uma atitude ilegal e danosa à comunidade.

Combater a Prática do Clientelismo, (favores com interesse político), através  da conscientização dos vereadores e da população. A função da  Câmara é propor e votar leis, fiscalizar a administração municipal e ser a  intermediária entre as comunidades e as autoridades municipais. Os pequenos favores individuais absorve o tempo dos vereadores e  prejudica o seu desempenho para o bem coletivo. A Câmara não é uma instituição de caridade, ela custa caro ao povo: 600 mil reais mensais. Com 21 Vereadores (na próxima legislatura serão 15), e 160 servidores. Precisa se modernizar, ser transparente e mostrar trabalho. Temos que ser francos e saber falar Não.

7º Propor o Fim do Recesso Parlamentar de Julho, um grande absurdo  que envergonha os vereadores perante a população.

MINHAS   PROPOSTAS:

1ª Incentivar a criação de Cursos Comunitários Profissionalizantes, ministrados por Voluntários, igrejas, escolas, através  de profissionais de cada área, como cursos de pedreiros, jardineiros, carpinteiros, serralheiros, empregada doméstica e outros. Ter uma profissão faz toda a diferença. O presidente Lula  é um exemplo, o SENAI fez essa diferença.

                      (O sonho de todo pai e de toda mãe é que seu filho tenha uma profissão. Isto é sagrado,  é uma verdade incontestável, só os políticos não  vêem.. Se ensinarem  nossos filhos a pescar, a ter uma profissão, não precisaremos  dos peixes do clientelismo, pois seremos cidadãos produtivos. Sem uma boa educação e uma sólida formação profissional, não teremos nem emprego e nem renda, e sem renda, não teremos nem saúde e nem segurança. A escola é a verdadeira justiça social. Enriquece o cidadão e o país.

                  Você sabia que 90% das pessoas que  amontoam nas prisões,  tem têm baixa escolaridade e não têm profissão? Que cada preso custa ao povo mais de  R$ 700,00 mensais?  A nossa elite precisa ser pressionada para investir mais em educação, tecnologia  e formação profissional, pensar nas próximas gerações e agir no presente. Exemplos de sucesso de  outros países não faltam).

  Criar uma PRAÇA  da  CIÊNCIA, composta por aparelhos simples e resistentes ao manuseio com o objetivo de ensinar e demonstrar, de forma prática e simples os Princípios da Ciência e das Leis da   Natureza, destinados  aos nossos estudantes e ao povo em geral, criando ao mesmo tempo uma forma de aprender brincando e ser, ainda, uma atração turística para nossa cidade. (Estes aparelhos serão projetados com a colaboração de estudantes de Universidades  do Brasil e exterior e construídos com o patrocínio de empresários).

  Com a legitimidade do cargo, propor, incentivar e trabalhar pela criação de uma SUPER  ASS0CIAÇÃO que reúna todas as Associações de Classes, de Bairros, Sindicatos e toda a sociedade organizada da cidade. Não sendo política-partidária, esta grande  entidade representativa terá mais liberdade de agir  em nome da população e  maior poder de pressão, pois a força vem da união.

4ª Da mesma forma, criar uma Associação  de  Voluntários que congregue profissionais de diversas áreas, para divulgar conhecimentos através de palestras com médicos, dentistas, nutricionistas, enfermeiras e outros. Para prestar pequenos serviços à população carente, exemplo:  levar um  velhinho ao médico, trocar a resistência de um chuveiro,  consertar um pequeno vazamento na casa de quem não pode pagar e etc. Muitos querem participar e ajudar mas não sabem como fazê-lo.

  Criar em parceria com alunos de engenharia e arquitetura uma Lixeira funcional, resistente e decorativa, com espaço para publicidade, para ser colocadas em toda a cidade. Como manter a cidade limpa sem  onde colocar o lixo?

6ª A exemplo de Uberlândia, Criar na Prefeitura um Órgão Especial para atender, facilitar e incentivar aqueles que querem abrir uma microempresa, oferecendo Assessoramento e Isenção de Taxas e Impostos Municipais por pelo menos um ano, como se faz na Itália. Não é sábio cobrar impostos da semente, mas sim dos frutos. Não se pode matar ou desestimular o nascimento de uma pequena empresa. A  Microsoft começou em uma garagem. Se dão aos  grandes, exemplo: (galpão para fábrica de aviões que nunca funcionou), porque não dar aos pequenos que são os que mais geram empregos?

7ª Incentivar e motivar os jovens estudantes a participar de Seções  e Palestras  na Câmara Municipal com temas políticos e sociais, para formar cidadãos  mais participativos e despertar o nascimento de novos líderes.

  Criar um  Monumento Cultural  Móvel, como proposta, uma estátua de CORA CORALINA com seu poema “Oração ao Milho”,  em parceria com amigos da cultura. Este monumento será exposto em todos os bairros,  a cada mês ou semana,  de tal forma que o povo possa tê-lo em seu bairro, já que não podemos construir um para cada praça.

9ª - Publicar mensalmente no Site da Cidade, um Balanço das  Receitas e Despesas da Prefeitura. O povo tem o direito de exigir uma prestação de contas transparente e simplificada, pois é ele quem  paga a conta.

10ª - Informatizar a Câmara Municipal e criar uma página (Site) na Internet disponibilizando  tudo que for do interesse do povo, como leis, projetos, atuação dos vereadores, orçamento, receitas e despesas, números de funcionários, datas, horários e assuntos das seções. O que é público e de interesse geral, deve ter o acesso facilitado.

11ª  Convidar Especialistas Voluntários para  ministrar cursos aos vereadores e funcionários da Câmara, no sentido de melhor prepará-los para o exercício de suas funções.

12ª Contratar Auditoria de alunos universitários e ou especialistas, objetivando a racionalização das despesas, funcionalidade e modernização  da Câmara.

13ª Colocar Urnas no Centro, nos Bairros e nos Distritos, para receber sugestões, críticas e idéias, como forma de participação do povo nas soluções de nossos problemas e para que os políticos saibam o que o povo pensam deles.

14ª Fazer parceria  com Universidades locais para que os alunos de Arquitetura  e Urbanismo criem um Projeto Paisagístico para nossa cidade, objetivando  destacá-la das demais e criando uma nova identidade, exemplo: “A Cidade dos Ipês”. Imaginemos a Avenida Brasil-Sul toda florida de Ipês Roxos e a Norte de Ipês Amarelos! Quantos turistas viriam nos visitar? As nossas árvores são plantadas sem nenhum planejamento paisagístico, uma miscelânia, uma desordem total.

15ª Criar na Câmara Municipal uma Vídeo Locadora Técnica, explorada por particular, que ensine fórmulas de independência financeira àqueles que não tiveram oportunidade de aprender uma profissão. Com o nome, “Ensinando a Pescar”. Voltada para as produções caseiras, como forma de enriquecimento das famílias de baixa renda. Hoje estes cursos já são fartamente produzidos por universidades como Viçosa-MG e Centros de Pesquisas (EMBRAPA) e etc.

16ª  Projeto para Acabar com as Enchentes e a  Poluição de nossos córregos e, ainda, Eliminar a   necessidade de Rede de Água Pluvial.

PROPOR  AS  SEGUINTES:

Colocar nas Ruas e Avenidas da cidade, placas com uma Mini Biografia do Homenageado ou o significado da data, tornando viva a nossa  memória e a nossa história, em parceria com  Faculdades de História, empresas e famílias dos homenageados. Quem foi Dona Doca? Porque l5 de Dezembro, 14 de Julho? (Sem custo para o município).

2ª Regulamentar a construção de Sanitários Públicos dignos da população, administrados e explorados pela iniciativa particular. Atualmente é uma vergonha. Uma cidade com 300 mil habitantes sem este serviço!

3ª Propor uma Lei que obrigue a Prefeitura a oferecer, periodicamente, Cursos de Relações Humanas, Excelência em Atendimento e Aperfeiçoamento Profissional a todos os funcionários que lidam com o público.

4ª Rever e mudar as Leis que estão punindo quem compra lote com asfalto. A atual lei pune igualmente quem tem um lote há 30 ou 50 anos, sem construção, calçada ou  muro, com a mesma alíquota (5,6%)  daquele que comprou hoje, que ainda está pagando, inclusive, pagando o asfalto que já está embutido no preço de venda. É uma grande injustiça contra quem paga para morar com mais saúde e dignidade, sem esperar 20 a 30 anos pelo asfalto público. Exemplo: o Bairro Anápolis City  espera há mais de 20 anos por este benefício.

                            Com estas e muitas outras propostas que não caberiam todas aqui, espero estar a altura de representá-lo, para juntos construirmos uma sociedade mais justa.